domingo, 28 de setembro de 2008

BOLHÃO REQUALIFICADO EM DOIS ANOS POR 16 MILHÕES

artigo Jornal de Notícias
por Hugo Silva

"A Plataforma de Intervenção Cívica apresentou uma proposta para a requalificação do mercado do Bolhão, no Porto, orçada em 16 milhões de euros, que assegura "um retorno do investimento ao 18º ano".

A garantia é de um estudo prévio de viabilidade económica que acompanha a proposta, segundo o qual o Bolhão teria receitas anuais superiores a 840 mil euros.

A gestão do mercado passaria a ser assegurada por uma parceria público/privada estabelecida entre a Câmara, o comércio tradicional e os cidadãos. Aliás, a Plataforma defende que o Bolhão deve ser gerido por uma espécie de associação um pouco à semelhança da solução que foi encontrada para o Coliseu, admitiu Joaquim Massena, autor do projecto de arquitectura de renovação do mercado que integra a proposta e que já foi aprovado pela Câmara do Porto (ainda durante a presidência socialista) e pelo ex-IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico).

A Plataforma recorda que a sua proposta permite que os comerciantes do interior do mercado sejam inquilinos em vez de ocupantes e que os cidadãos e os comerciantes sejam parceiros na reabilitação do histórico edifício.

O projecto de Joaquim Massena prevê a recuperação do Bolhão mantendo o mercado tradicional, acrescentando-lhe novas vertentes, como um espaço museológico e uma galeria intermédia e um parque de estacionamento no subsolo, que serviria também para dar apoio ao "tecido habitacional" na envolvente. O arquitecto sugere, ainda, o reforço de toda a praça do mercado como "espaço cénico, equipado com instalações sonoras e luzes cénicas, para que à noite o edifício possa ter outras valências culturais".

De acordo com as estimativas apresentadas, a concretização deste projecto, com um prazo de execução de dois anos, implicaria um investimento na ordem dos 16 milhões. Nesse contexto, a Plataforma de Intervenção Cívica defende a elaboração de uma candidatura a fundos comunitários do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), que poderiam gerar um contributo de 3,2 milhões de euros.

A proposta de reabilitação do mercado do Bolhão foi apresentado pela Plataforma Cívica de Intervenção, ontem à tarde, no Ateneu Comercial do Porto. Dezenas de pessoas compareceram na sessão, que teve direito a um momento musical e a um vídeo com mensagens sobre o património de personalidades como Álvaro Siza Vieira, Manoel de Oliveira, Rui Veloso, José Rodrigues ou Simone de Oliveira.

Um momento de reflexão e de "festa", admitiu Joaquim Massena, aludindo à anulação do contrato de requalificação do mercado do Bolhão entre a Câmara do Porto e a empresa TCN."

MOVIMENTO CÍVICO APRESENTOU PROPOSTA PARA A REABILITAÇÃO DO MERCADO DO BOLHÃO

Jornal Público
artigo de Jorge Marmelo

"Consumada que está a anulação do negócio entre a Câmara do Porto e a TCN para a transformação do Mercado do Bolhão num centro comercial, o movimento cívico que se opôs àquele projecto apresentou ontem uma proposta defendendo a criação de uma associação semelhante à que tem gerido o Coliseu do Porto, para levar por diante a necessária reabilitação do histórico mercado portuense. O documento, distribuído no final de uma festa que encheu o salão nobre do Ateneu Comercial do Porto, assenta no projecto elaborado pelo arquitecto Joaquim Massena na década de 1990 e prevê um investimento de 16 milhões de euros, dos quais 3,2 milhões poderão ser financiados por verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

"Este é um momento de festa e de reflexão", considerou Joaquim Massena à margem do evento, salientando que a proposta de parceria entre a câmara, os comerciantes e a cidade tem a vantagem de não implicar a alienação do património. Para que a ideia vá por diante, porém, o arquitecto recorda que será necessária a adesão da autarquia, "com a qual não temos tido diálogo", e a apresentação, até ao final de Outubro, de uma candidatura ao QREN.

O documento ontem apresentado integra, para além do projecto de Massena, um estudo económico que sustenta a viabilidade do modelo público de intervenção, segundo o qual o investimento necessário seria recuperado ao fim de 18 anos, contando, para tal, com receitas resultantes do aluguer dos espaços do mercado da ordem dos 842 mil euros anuais.

O projecto de Joaquim Massena, refira-se, prevê a completa reabilitação do edificado, a construção de um parque de estacionamento subterrâneo e a criação de espaços de restauração e esplanadas, de um auditório e de um espaço museológico. O arquitecto defendeu esta solução como aquela que melhor defende os interesses da cidade e dos comerciantes, podendo transformar o Bolhão no epicentro da animação comercial e cultural da Baixa.

Durante a festa de ontem, que contou com um momento musical e com a presença de várias figuras lidadas ao PS, ao PCP e ao BE, foi ainda exibido o Cidade com Memória, o qual inclui depoimentos sobre o Bolhão de personalidades como o arquitecto Siza Vieira, o cineasta Manuel de Oliveira, o músico Rui Veloso ou a actriz Simone de Oliveira."

terça-feira, 23 de setembro de 2008

SÁBADO, dia 27 SETEMBRO, 16:00H, no SALÃO NOBRE DO ATENEU COMERCIAL DO PORTO

Será apresentada à Cidade, pela Plataforma de Intervenção Cívica do Porto:

Convidamos a Cidade a participar!!


- Proposta de Reabilitação do Mercado do Bolhão

- O documentário em vídeo "Cidade com Memória" que retrata a Cidade do Porto e em particular o Mercado do Bolhão através de mensagens em vídeo de diversas personalidades do País, como:

- Cineasta Manoel de Oliveira
- Arquitecto Siza Vieira
- Maestro Pedro Osório
- Músico Rui Veloso
- Actriz Simone de Oliveira
- Escultor José Rodrigues


quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Mensagem deixada hoje pelos Comerciantes do Mercado do Bolhão

A mensagem deixada hoje, pelos comerciantes do Mercado do Bolhão, em todos postos de trabalho foi esta:

"Câmara do Porto anula adjudicação das obras do Mercado do Bolhão à TCN"

Nótícia Público - de Patrícia Carvalho

"A Câmara Municipal do Porto anunciou hoje a intenção de anular a adjudicação das obras do mercado do Bolhão que tinha sido feita à empresa TramcroNe (TCN). A decisão terá de ser aprovada na próxima reunião camarária.

No passado dia 11 Rui Rio tinha afirmado que em breve tudo ficaria esclarecido sobre o projecto a apresentar pela TCN para as obras a realizar no Bolhão.

Hoje, o vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, esclareceu que a decisão foi pela anulação da adjudicação.

A solução inicial da TCN para o Bolhão previa a transformação do interior do mercado num espaço com sete pisos (sendo dois subterrâneos para estacionamento), um dos quais para habitação. A parte destinada ao comércio de frescos ocuparia uma parte do piso com entrada pela Rua de Fernando Tomás, desaparecendo completamente dos outros espaços.

Depois de apresentar um anteprojecto, com um desenho virtual do Bolhão requalificado, a TCN foi confrontada, em conversações informais com os representantes do Igespar (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), com a impossibilidade de aprovar um projecto com aquelas características.

Desde então, a empresa tem trabalhado em ideias alternativas, mas, conforme confirma uma resposta escrita enviada ao PÚBLICO a 8 de Setembro, até essa data não tinha dado entrada qualquer projecto de reabilitação do Mercado do Bolhão na Direcção Regional de Cultura do Norte (que deve dar parecer favorável a um projecto antes de o remeter para o Igespar).

Aquando da conferência de imprensa convocada para o passado dia 1 de Agosto, Lino Ferreira avisou a TCN que, caso não assinasse o contrato no prazo de 30 dias, pediria a anulação da adjudicação do mercado, reteria a garantia bancária, de 250 mil euros, e avançaria com uma acção judicial contra a empresa. Hoje, em conferência de imprensa, o autarca confirmou que iria avançar com estas medidas e prometeu encontrar uma nova solução para o mercado do Bolhão até ao final do mês."

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

50.000 Cidadãos aguardam que a Câmara do Porto, reabilite o Mercado do Bolhão

Decorrem em paralelo diversas acções para Impedir que:

-A Câmara Municipal do Porto, entregue o Mercado do Bolhão a privados no período de 70 anos (50+20 anos);

-Os privados (empresa TCN), executem a demolição de todo o interior do Mercado do Bolhão, para a construção de um centro comercial, habitações de luxo e escritórios.
Palavras do administrador da TCN, Senhor Engº Pedro Neves : "a demolição de todo o interior do Mercado do Bolhão é uma inevitabilidade para rentabilizar o investimento";

-A assinatura do contrato entre a C.M.Porto e a empresa imobiliária TCN se faça;

Recorde-se que:

- Foram realizadas inúmeras acções cívicas, entre as quais um cordão cultural, que reuniu vários artistas do País.

- Há 8 meses que se realizam várias conferências pelo País, a mais recente, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, com a presença de várias individualidades como: Drº Manuel Alegre, Drº José Jorge Letria, Arqta Helena Roseta, Maestro Pedro Osório, entre muitos outras.

- Foram realizadas audiências com todos os partidos políticos, incluindo uma reunião com o Senhor Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Drº Pedro Aguiar Branco.

- Foi entregue uma Petição na Assembleia da República com
50.000 assinaturas (40.000 em papel, 10,000 na internet )

- Tramita no Tribunal uma acção que inviabiliza a construção de mais um shopping no Mercado do Bolhão e que seja demolido o Património Humano e Arquitectónico;


Enquanto a Câmara Municipal do Porto, não garantir a Reabilitação do Mercado do Bolhão não deixaremos de manifestar a nossa profunda indignação!

Que não se repita na cidade do Porto outra atitude igual à que aconteceu em 1951, com a demolição do Palácio Cristal!