sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Recolha de Fundos para ACÇÃO JUDICIAL

Foi colocada uma acção judicial por parte do Grupo de Advogados da Plataforma, que incorpora todos os movimentos cívicos e pessoas singulares de preservação do Património Cultural, por forma a travar o processo de demolição do Mercado do Bolhão e sua transformação num shopping.

Desta forma, estamos todos a recolher fundos para fazer face às despesas da Acção Judicial.
Contribua!

Obrigado!

MONTEPIO GERAL
MIC- PORTO

NIB: 0036 0030 9910171807725

Notícia : "Acção Judicial - Entregue"

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

ENTREGA PETIÇÃO BOLHÃO - 50 MIL ASSINATURAS


Hoje, Quarta-feira (27) vários cidadãos, vão entregar à Assembleia da República a petição "IMPEDIR A DEMOLIÇÃO DO MERCADO DO BOLHÃO"

Apareçam hoje,

às 10:00, em frente ao Mercado do Bolhão Rua Alexandre Braga.

às 16:00, em frente à Assembleia da República.

O Porto apela aos cidadãos para que estejam presentes em frente ao Mercado do Bolhão e na Assembleia da República, mostrando a total indignação com a decisão da Câmara do Porto, em transformar o Bolhão em mais um shopping, demolindo todo o interior retirando os actuais comerciantes, cedendo o Mercado do Bolhão a privados por um período de meio século.

Divulguem e apareçam! Vamos unir o País, nesta causa comum!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ENTREGA DE PETIÇÃO

No dia 27 de fevereiro, Quarta-feira, está marcada a entrega do processo relativo à Petição: "Impedir a Demolição do Mercado do Bolhão", a Lisboa, às 16:00 na Presidência da Assembleia da República.

Quem pretender juntar-se, poderá fazé-lo ligando para Ernesto Silva (919370625). Irão existir 2 autocarros que nos levarão até Lisboa, com partida às 12:00, em frente à Porta da Rua Formosa (Bolhão).
15 euros

Destino: Assembleia da República

Contacto para reservar bilhete: Ernesto Silva - 919370625

Apelamos para que todos que ainda não assinaram a petição e o pretendam fazer que está acessivel em PETIÇÃO -ONLINE

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

ANIMAÇÃO NO BOLHÃO!

SÁBADO 23 DE FEVEREIRO 10H- 13H

INTERVENÇÃO ARTISTICA/ MUSICAL DE RUA –NO MERCADO DO BOLHÃO
ACÇÃO DE SOLIDARIEDADE PARA COM PATRIMONIO E COMERCIANTES


Vamos recriar um espaço com diferentes formas de arte, cativando mais gente ao Mercado, alertando à sociedade em geral, que o Bolhão está Vivo e não necessita de ser tornado num shopping, semelhante a tantos outros na cidade!

Venha ouvir OS SONS NO BOLHÃO!

Concertos voluntários de jovens artistas do "Círculo do Fogo" e "Os Galegos" entre outros.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=327912&visual=26

NÃO HÁ CONTRATO CELEBRADO COM TCN

Ontem o Movimento, teve conhecimento que não há contrato subscrito entre a Câmara Municipal do Porto e o Promotor Imobiliário, não obstante de ter sido aprovado pela Assembleia Municipal toda a base programática e intenções da Empresa Imobiliária TCN.

O que veio a público referia que o contrato tinha sido assinado entre as duas partes, situação que apenas ontem se soube que não ocorreu e que vem fragilizar mais uma vez todo este processo, que se arrasta com várias indefinições e garantias vagas para com o Mercado e Comerciantes!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Putos do Bolhão

Texto escrito por Juvenal Pinheiro
em Fevereiro de 2008

Sou um jovem de 23 anos, que fo criado dentro do Mercado do Bolhão. Dentro deste mercado habituei-me a ouvir os famosos pregões, a sentir a mistura de aromas no ar, qual cocktail de sensações, a estar rodeado de cor das frutas e das flores. Grande parte daquilo que sou hoje deve-se ao que vivi dentro deste mercado. E por isso me considero o que em bom portuense se diz um "puto do bolhão". Ao contrário do que se possa pensar, não sou o único da minha geração, muitos da minha idade, cresceram e se fizeram homens e mulheres aqui dentro. Os comerciantes que lá trabalham dizem por graça: "esta é a minha faculdade", mas a verdade é que dentro daquelas quatro paredes se ensinou a viver, muito mais do que em certas faculdades.

As pessoas que aqui trabalham já há muito tempo se habituaram por altura de eleições, ver um vai e vem, de políticos de caras sorridentes a passear pelo mercado prometendo mundos e fundos, qual "caça furtiva de votos".

Estava eu a começar a aprender a escrever, quando foi falado no projecto de reabilitação do mercado. Presidente atrás de Presidente, foi prometendo uma nova vida para o Bolhão, até que um dia subiu ao cargo o Sr. Rui Rio que nada teve para dizer aos comerciantes do que: "O Mercado do Bolhão não é prioridade"
Comentário esse que abalou mais um pouco os já muito frágil mas muito receptivo e alegre moral dos comerciantes. Por essa altura, já se implorava por obras no Mercado, devido ao estado do edifício.

Agora pergunto Sr. Presidente, não tinham já o seu tempo? Se a sua habitação estivesse a mostrar sinais de desgaste só iria mandar arranjar quando se ouve o "perigo eminente" (que tanto se fala) de ela lhe cair em cima?

Eu muitas vezes o oiço a dizer que é necessário revitalizar a baixa portuense. Mas é importante saber que grande parte do carácter que é atribuido à baixa portuense, se deve ao Mercado do Bolhão. Citando o site da Câmara Municipal do Porto, (http://www.cm-porto.pt/) : "É vulgar dizer-se que no Mercado do Bolhão, mora a verdadeira alma, o profundo carácter, a singular mundividência das gentes dos Porto".
"O Mercado do Bolhão é um excelente exemplar da arquitectura civil comercial, apresentando fortes caracteristicas do estilo neoclássico tardio, sobressaindo a sua monumentalidade pelos torreões nas suas esquinas que contrastam com as suas linhas horizontais, marcadas nas superficies das fachadas." Mas o verdadeiro néctar do mercado é a sua gente e isso é que é muito importante não esquecer.

Espero que no futuro que se avizinha para este mercado, todos estes pontos sejam levados em conta.

Obrigado

Juvenal Pinheiro

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

TODOS AO BOLHÃO FAZER 1 COMPRA

Amanhã às 10H, todos ao Bolhão para fazerem uma compra.

Foi este o anúncio de vários cidadãos e movimentos que se mostram solidários com o Património Humano e Cultural.

Será mais um apoio e uma manifestação de indignação às intenções da Câmara Municipal do Porto e empresa imobiliária que pretende demolir todo o interior por forma a ser rentável o seu investimento, viabilizando mais shopping na cidade do Porto.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

IMAGENS DO PROJECTO DA TCN

Alguns movimentos e associações, tiveram, acesso este Sábado, no Bolhão, a informações e desenhos que revelam o Horror que poderá ser cometido no Mercado do Bolhão, de pura especulação imobiliária, destruindo um Património vivo, Humano e Arquitectónico.

Observe-se a torre prevista, que se ergue do Mercado, para habitação. Estas são algumas fotografias que circulavam no Sábado, no Mercado do Bolhão, retiradas no catálogo da empresa TCN.
Planta do R/Chão, demonstrativa da demolição de todo o interior do Mercado, retirando todo o mercado tradicional, dando corpo a supermercado e lojas.

O Génio do Lugar

por Catarina Portas
9 fevereiro de 2008

Quem por lá passou, nunca mais o esquece. O Bolhão, esse mercado de "rara largueza e desafogo" como o descreve o infalível Guia de Portugal, era em si um "pequeno mundo buliçoso e polícromo", oficiado por "mulheres possantes e desembaraçadas" (e viva o eufemismo...). Ultimamente, cada vez mais abandonado e degradado, foi perdendo o vigor mas não a magia.
Bastava atravessar-lhe a passadeira de ferro, contemplar-lhe as cores naquela luz doce coada pela lonas riscadas, reparar-lhe nas cantarias de pedra, espreitar-lhe as lojas de prateleiras arrumadas há décadas, ouvir-lhe o esvoaçar dos pássaros e o cantar das vendedoras para sentir o espírito que o encanta. Há um nome para este fenómeno: genius loci, o génio do lugar. São muito raros e preciosos os lugares que possuem essa força que lhes transcende as paredes, entre as paredes dos quais a atmosfera nos transcende a nós também. Por isso, por causa desse génio, o Bolhão se tornou um símbolo do Porto. Mas no passado dia 30 de Janeiro a Câmara do Porto assinou contrato com uma empresa imobiliária para expulsar o génio do Bolhão e transformá-lo no terceiro centro comercial da zona. Dizem que não, que não é nada disso, mas nós sabemos que sim - já percorremos os corredores do Campo Pequeno sem o conseguir distinguir de qualquer outro shopping, por isso, por favor, tenham a hombridade de não nos mentir. O que o novo projecto, apresentado num único esboço, prevê é a demolição de todo o interior do Bolhão, a construção de dois pisos de estacionamento, mais um ocupado por um hipermercado e "outras lojas âncora", outro com cafés e restaurantes e um recanto de mercado de frescos (3% da futura área total) e, ainda, habitação. A isto eu chamo um centro comercial. Mas claro, convém preservar-lhe um certo perfume, tão adequado à futura campanha de marketing, e por isso continuarão a chamar-lhe mercado. Será, por assim dizer, um shopping temático, um Bolhão à la Disneyland e de patetas fazemos todos nós, entre plásticos e neons. As câmaras deste país adoram fazer-nos acreditar que os velhos e imponentes, grandes e centrais mercados são espaços com função desactualizada. Em Paris, há meia dúzia de anos, morei perto de um mercado antigo e, surpresa, ele continuava pujante. Tinha era horários compatíveis com a vida actual (abria de manhã e ao final da tarde, quando os habitantes voltam para casa), possuía bancas de agricultura biológica e apostava seriamente em alimentos já preparados ou comida confeccionada pronta a levar. Nessa mesma altura, punha-se pela primeira vez em cima da mesa a hipótese de implodir o centro comercial de Les Halles, projecto falhado, erguido onde outrora se situava o grande mercado abastecedor da capital francesa...O Bolhão não é dos portuenses. Será de todos aqueles que lhe souberem reconhecer o génio que nele mora. E que não o deixem fugir - como já aconteceu em Tavira, na Ribeira de Lisboa, no Ferreira Borges do Porto, etc, etc, etc.

Catarina Portas é a signatária nº 1972 da petição on line "Impedir a demolição do mercado do Bolhão do Porto", actualmente em curso.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Amanhã, 9 Fev. às 10H, todos ao BOLHÃO, assinar a PETIÇÃO

Sábado, 9 Fevereiro, às 10H, no Mercado do Bolhão, os cidadãos, movimentos, associações, personalidades, comerciantes do Porto, vão reunir-se amanhã por forma a expressar publicamente a total discordância com o acto de pura especulação imobiliária que vai acontecer no Mercado do Bolhão, demolindo todo o interior do Mercado do Bolhão para transformação num shopping.

Irá decorrer no Sábado a recolha de assinaturas para PETIÇÃO ONLINE, lançada na semana passada, para ser entregue na Assembleia da República.

REABILITAÇÃO SIM ! DEMOLIÇÃO E SHOPPING NÃO!

APARECE E DIVULGA POR FAVOR!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

PETIÇÃO acessivel na Internet e em todo o Mercado do Bolhão

PETIÇÃO ONLINE - IMPEDIR A DEMOLIÇÃO DO MERCADO DO BOLHÃO

Durante o Movimento de Apoio aos Comerciantes do Mercado do Bolhão, ontem dia 2 de Fevereiro, surgiu uma Petição que será entregue na Assembleia da República, por forma a "Impedir a demolição do Mercado do Bolhão".

Foi elaborada por vários cidadãos do Porto, que pretendem impedir que um dos maiores símbolos Arquitectónicos e Humanos da cidade, o Mercado do Bolhão, se perca, para dar lugar a mais um Shopping.

Encontra-se apartir de hoje, acessível para assinatura, nos seguintes locais:

- em todo as lojas e bancas dos Comerciantes do Mercado do Bolhão
- na Internet

Reportagem SIC (video)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Abriu Hoje a Petição contra a demolição do Mercado do Bolhão! 2 FEVEREIRO, 10H NO BOLHÃO


Hoje, Sábado, dia 2 de Fevereiro, às 10H, no Mercado do Bolhão decorre um "Movimento de apoio aos comerciantes do Bolhão".

É promovido por vários cidadãos que se uniram em torno da preservação do Mercado do Bolhão, enquanto patrimonio Arquitectónico e Humano da cidade do Porto.

O flyer refere:

O MERCADO DO BOLHÃO É:
- Identidade do Porto

- Economicamente viável

- Uma praça de convívio e emoções, aberta à cidade.

QUEREM DEMOLIR O BOLHÃO, O CONTRATO FOI ASSINADO NO DIA 30 JANEIRO DE 2008, ENTRE A CÂMARA E A EMPRESA IMOBILIÁRIA.

Temos hoje 27 DIAS para travar este processo. Amanhã 26, e Depois 25, e Depois...


OBRAS SIM! DEMOLIÇÃO NÃO! O PORTO VOLTA A TER VOZ! SEM MEDO!

ASSINATURA DE PETIÇÃO CONTRA A DEMOLIÇÃO DO MERCADO!