quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Jornal Público: "Dois mandatos à espera de um projecto cada vez mais parecido com o do Massena"

artigo público (clicar)

A inclusão de um parque de estacionamento no Bolhão agrada às associações dos comerciantes do mercado. Contudo, a Associação de Comerciantes do Mercado do Bolhão (ACMB) e a Associação Bolha de Água, têm algumas divergências - se a primeira não critica o andamento do processo, a segunda estranha que o projecto em curso se pareça, cada vez mais, com o do arquitecto Joaquim Massena, aprovado e pago pela Câmara do Porto, em 1998.


Há cerca de um mês, os responsáveis da associação Bolha de Água reuniram-se com os técnicos da Direcção de Serviços de Bens Culturais da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), para saberem como corria o projecto de reabilitação do mercado, por isso, para eles, a construção de um parque de estacionamento público, com 90 lugares, na cave do Bolhão, não foi uma novidade. "De uma forma geral, acho que o projecto é bom, mas parece-me que se encaminha cada vez mais para o projecto do arquitecto Massena", diz Miguel Mendonça.


Para o comerciante do exterior do mercado, esta constatação deixa-o perplexo: "Cada vez percebo menos porque andamos dois mandatos à espera que o doutor Rui Rio fizesse alguma coisa, e de um projecto cada vez mais parecido com o do Massena". Lembrando que o presidente da câmara explicara, em Dezembro do ano passado, que o projecto do arquitecto estava "desactualizado", Miguel Mendonça critica: "Se houvesse boa-fé, chamava-se o autor do projecto e pedia-se que fizesse as actualizações".


Ainda assim, Miguel Mendonça considera que, no Bolhão, os comerciantes "começam a sentir que há uma luz ao fundo do túnel", apesar de os receios não terem desaparecido: "O medo que temos é que quando o projecto estiver pronto, a câmara venha dizer que não tem dinheiro para o concretizar".


Já o líder da ACMB, Alcino Sousa, considera "óptima" a possibilidade de se construir um parque de estacionamento no Bolhão. O comerciante reuniu-se com o novo vereador do Urbanismo na Câmara do Porto, Gonçalo Gonçalves, mas só espera ter alguma novidade sobre o arranque das obras "para o final do ano". As obras devem começar em 2010.