domingo, 26 de julho de 2009

"Programa para Bolhão é desgraçado para cidade" - referiu o Presidente da AFMRN

Artigo Jornal de Notícias

A Associação de Feiras e Mercados da Região Norte alertou que o programa preliminar da Câmara do Porto para o Mercado do Bolhão "é desgraçado para a identidade" da cidade e abre "precedentes irreparáveis".

"O programa, lançado por Rui Rio e aceite pelo Ministério da Cultura, é desgraçado para a identidade do Porto, abrindo precedentes irreparáveis na cidade", refere o presidente da associação em comunicado.

No documento, Fernando Sá alerta que "a vontade de transformar o mercado num 'shopping' é muito clara", referindo-se à intenção de instalação de uma cobertura no mercado, e salienta que isso implicará "gastos energéticos muito elevados". "Reafirmo que o programa que a Câmara lançou é eleitoral, não defende os comerciantes nem a cidade, antes abre hipótese a centros comerciais e fecha as portas comércio tradicional", sustenta.

Recordando o protocolo celebrado em 18 de Dezembro passado entre o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, e Rui Rio, a associação destaca que foi então prometida "celeridade e preservação do Bolhão". Contudo, "o que se constata é o silêncio, sucessivos adiamentos e o abandono dos comerciantes do mercado por falta de condições de trabalho".
Para o movimento, a solução passa por retomar projecto do arquitecto Joaquim Massena, "aprovado pela Câmara e pelo Instituto Português do Património Arquitectónico, que reabilita o mercado e regenera a habitação e o comércio envolvente".

"Este projecto é inovador, respeita a vontade dos comerciantes e dos seus utilizadores, mantém o mercado de frescos e acrescenta novas valências nas áreas de restauração, dos espaços de ateliê e de exposições", diz, acrescentando que "abre ainda a hipótese do uso em diferentes horários".

1 comentário:

Vitor Silva disse...

Viva
não tem a ver com este post em particular mas como não vi nenhum email para onde pudesse enviar esta informação aproveito esta caixa de comentário para divulgar o debate sobre o Projecto de Remodelação do Pavilhão Rosa Mota que a Campo Aberto e a Associação de Cidadãos do Porto está a organizar e que conta com a presença confirmada do Arquitecto José Carlos Loureiro, o Eng. António Barros da AEP e Amigos do Coliseu e Soares da Luz e Ricardo Coelho do Movimento de Defesa do Jardim do Palácio.
O debate realiza-se esta quinta feira dia 6-agosto no Clube Literário do Porto às 21.30