sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Câmara do Porto: Aprovada renovação do Mercado do Bolhão, com votos contra do PS e CDU


Porto, 18 Dez (Lusa) - O executivo camarário do Porto aprovou hoje, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e contra do PS e CDU, o contrato de concepção, construção e exploração, por 50 anos, da renovação do Mercado do Bolhão.

O PS justificou o voto contra com a recusa do presidente da autarquia, o social-democrata Rui Rio, de inclusão de um representante do partido na Comissão de Acompanhamento da execução do projecto.
O vereador socialista Matos Fernandes, que substituiu hoje Francisco Assis, afirmou que o projecto vencedor, da empresa de capitais holandeses Tramcrone, "é um mar de dúvidas".
"Aquilo que sabemos é que a equipa que ganhou é muito má a fazer projectos e muito boa a negociá-los", disse Matos Fernandes, referindo-se ao facto de ter sido seleccionado o concorrente que teve pior classificação na avaliação da qualidade técnica do projecto.
O vereador da CDU, Rui Sá, considerou a proposta "um cheque em branco", acusando a maioria PSD/CDS-PP de falta de transparência de procedimentos.
"Estamos a votar um contrato que remete o essencial para anexos que fazem parte do próprio contrato, mas não temos nenhum deles", frisou Rui Sá.
Para o autarca comunista, a execução do projecto da Tramcrone vai "destruir a alma do Mercado do Bolhão", sem dar garantias concretas aos actuais comerciantes e transformando o imóvel numa "filosofia de centro comercial e não mercado de produtos tradicionais".
"Porque é que na conferência de imprensa não falaram no supermercado?", questionou Rui Sá, acusando a maioria de ter "alguns pruridos" em admitir publicamente que a Tramcrone tem autorização para instalar um supermercado, que fará concorrência ao comércio tradicional do edifício.

Sem comentários: