quarta-feira, 23 de abril de 2008

Bolhão: PCP quer que Ministério da Cultura se pronuncie sobre intervenção no mercado

Jorge Machado e Honório Novo, os dois deputados do PCP eleitos pelo distrito do Porto, apresentaram ontem um requerimento na Assembleia da República questionando o Governo sobre o polémico projecto para o Mercado do Bolhão, apresentado pela empresa TramCrone à qual a autarquia concessionou a gestão daquele espaço pelo período de 50 anos.

Considerando que o histórico mercado "é um símbolo social e cultural da cidade que importa preservar", os comunistas pretendem saber se o Ministério da Cultura tem conhecimento oficial do projecto já aprovado pela Câmara do Porto.

Os dois deputados portuenses recordam ainda que o Mercado do Bolhão se encontra classificado, nomeadamente pelo seu valor arquitectónico e urbanístico, por ser um "espaço emblemático da vida colectiva da cidade" e ainda por ser um "exemplar notável da corrente artística Beaux Arts", conforme consta do edital de classificação, motivo pelo qual o requerimento questiona o Ministério da Cultura sobre a avaliação que o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico está a efectuar.

"Para quando é que prevê o Ministério da Cultura a apresentação do parecer técnico do Igespar?", perguntam os deputados.


RTP - 21.04.2008

Sem comentários: