domingo, 11 de maio de 2008

Nota de imprensa: Cordão Cultural do Bolhão

Aqui publicamos a nossa nota de imprensa:

"Tal como anunciado, o Cordão Cultural do Bolhão marcou a zona envolvente ao histórico Mercado com mais de dez horas de animação ininterrupta, numa impressionante afirmação da população portuense em defesa da integridade arquitectónica, comercial e humana deste ex-libris do Porto. Durante a iniciativa, inédita na cidade, foram dispostos vários pólos de animação em torno do Bolhão, incluindo um palco na Rua Alexandre Braga, rua que encerrou ao trânsito durante todo o dia.

O Cordão começou cerca das 11h com a animação circulante do grupo Círculo de Fogo, o qual se juntou a jovens dançarinos do Porto num autêntico espectáculo no interior do Mercado. No exterior, foi montado o Bolhão dos Pequeninos (espaço destinado ao desenho e pintura infantil) uma Nuvem Voadora de balões de hélio e uma banquinha de pintura de sacos de pano alusivos ao mercado, iniciativas que reuniram dezenas de crianças. Ao meio-dia o Teatro Palmilha Dentada apresentou a peça de Teatro "Piratas do fio de Água" perante as centenas de espectadores que entretanto se reuniram.

Durante a tarde a animação ficou a cargo da Tuna de Medicina Dentária, do grupo F.R.I.C.S. e do Rancho do Orfeão do Porto. Os visitantes tiveram também oportunidade de assistir a um documentário inédito sobre Património e Arquitectura assim como declamação de poemas ao vivo por jovens.


A partir das 16h as atenções centraram-se no palco montado na Rua Alexandre Braga que, reunindo várias centenas de pessoas, se transformou num imenso auditório onde actuaram vários artistas de renome e solidários com a causa: Rui Lima, Razer, Ana Deus, Associação José Afonso, Trabalhadores do Comércio, Comvinha Tradicional, Paulo Praça e Repórter Estrábico.

Às 21h, e após mais de dez horas de actividade, encerrou-se o Cordão Cultural do Bolhão. Para o Movimento Cívico e Estudantil do Porto, foi de muito valor a empenhada participação da população, que não desmobilizou apesar do tempo instável que se fez sentir. O Cordão Cultural não quis nem se limitou a ser uma iniciativa meramente contemplativa, tendo sido fundamentalmente um local de esclarecimento da verdade e da mentira relativamente à questão do Bolhão.


A presença activa e empenhada destes milhares de pessoas foi um poderoso aviso à Câmara Municipal do Porto que, fugindo ao debate e numa posição autista e impositiva, pretende levar avante a alienação de um património que deveria ser de todos, mas que corre o risco de ficar nas mãos de alguns. A opinião das gentes do Porto é sem dúvida de repúdio pela perda irrecuperável que seria a alienação do Bolhão para a esfera privada. Além da arquitectura que urge preservar e requalificar em vez de destruir, é de salientar a perda do património comercial, cultural e humano que significa a sua conversão em mais um centro comercial, cedendo à pressão privada da possessão e exploração de um dos mais valiosos símbolos da cidade do Porto e do país."


Desde já agradecemos o empenho e dedicação dos artistas convidados, dos produtores e de todos os que participaram neste grande acontecimento.

Brevemente colocaremos fotos do evento. Até lá!

Sem comentários: